primeira dentição do bebê

Primeira dentição

Por Nivia Gallassi

Cirurgiã-dentista

Instagram: @dentistaniviagallassi

O nascimento dos primeiros dentes do bebê costuma gerar dúvidas, ansiedade e comemorações. Para ajudar, vamos tentar esclarecer alguns pontos e falar sobre como devem ser os cuidados com a primeira dentição.

Antes mesmo dos dentes nascerem, é importante que os pais limpem a cavidade oral do nenê com uma gaze úmida, uma vez ao dia, para retirar resíduos da amamentação.

Os primeiros dentes nascem por volta dos 6 meses. Nessa fase, o bebê começa a salivar mais, e a gengiva engrossa. Por consequência, ele leva muito mais a mão na boca, na tentativa de aliviar aquela gengiva que coça e incomoda. O bebê pode ter um pouco de febre e desarranjos intestinais, pois pode haver contaminação nessa tentativa de alivio.

Para ajudar o bebê nessa fase, existem mordedores que podem ser colocados na geladeira e oferecido gelado para que ele coloque na boca e alivie a coceira. Existem também géis anestésicos no mercado, mas os pais só devem recorrer a esses quando houver recomendação médica ou do cirurgião dentista.

Agora com os primeiros dentinhos na boca, o bebê já pode ter a doença cárie. Para higiene bucal do bebê e prevenção da cáre, podem ser utilizadas dedeiras, , ou mesmo uma escovinha com cerdas macias, sem pasta! A pasta só será necessária quando nascerem os primeiros molares decíduos por volta de 1 ano.. 1 ano e meio, e na quantidade de meio grão de arroz.

 

Ordem do nascimento dos primeiros dentes do bebê

No total são 20 dentes de leite (dentes decíduos). Serão os dente decíduos que guardarão espaço para o dente permanente que virá posteriormente.

O tempo de erupção do dente decíduo pode variar de bebê para bebê, assim como a ordem também pode sofrer alterações.

Quando a criança tiver por volta de 1 ano de idade, recomenda-se levar ela ao dentista, para garantir a saúde bucal em dia.

O que as mães falam sobre a dentição

“Os primeiros dentes nasceram com +/- 7 meses, e vieram 6 de uma vez. Os primeiros dentinhos da frente nasceram com um pequeno defeito de formação, o que acarretou em início de caries logo no início. Agora estamos tratando, mas foi algo bem inesperado com ela tão novinha e com uma alimentação saudável e livre de açúcar.”

Mari, mãe da Teresa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

loja de bebe da amazon

"Nunca conheceremos a nossa verdadeira força até o momento que nos tornamos mães"

Autor desconhecido

SOBRE NÓS

SOBRE NÓS

Eu Sou Mãe surgiu com a idéia de ser uma fonte de apoio e compartilhamento para as mães pelo mundo. Para as mães que passam ou passaram por momentos difíceis, se sentem sozinhas ou inseguras na sua dificuldade, esse é momento de se sentir acolhida. Mais do que informar, queremos compartilhar a experiência de diferentes mães por aí. E você, mamãe, terá a oportunidade de compartilhar a sua experiência também, ajudando as outras mães. Nós acreditamos que o ato de AJUDAR e COMPARTILHAR nos faz mais FORTES.

GALERIA DE FOTOS