Enxoval do bebê

Na gestação, nós, mães, temos aquela sensação gostosa que aquece o peito, toda vez que lembramos que o bebê está para chegar. Mas aí logo vêm aquele monte de dúvidas, ‘será que já tenho tudo que preciso?’; ‘e se o bebê nascer antes da hora?’ Para isso existem as inúmeras listas de enxoval de bebê, disponíveis na internet, que gostamos de consultar. Mas será que todos os itens são essenciais? Algumas coisas só descobrimos sua real importância quando o bebê nasce. Por isso, vamos abordar aqui todos os itens que pudermos lembrar, e explicar um pouco mais sobre cada um.

Mas antes, um outro ponto que acho importante mencionar, que poucas pessoas lembram. Para melhor se “equipar” para a chegada de um bebê, não pense só em itens PARA O BEBÊ; pense também o que pode facilitar para VOCÊ, mamãe. Por exemplo, no primeiro mês, seus horários ficarão totalmente confusos, você precisará se hidratar e se alimentar bem, e provavelmente irá amamentar com MUITA frequência. Então pense em deixar todos os cômodos confortáveis para você, se precisar investir melhor em almofadas, travesseiros…. Pode ser também aconselhável climatizar os ambientes em que você passar mais tempo. Se optar por colocar ventilador no quarto ou na sala, saiba que o ventilador de teto é muito mais prático, e distribui melhor o vento que o de chão. Ventilador ou climatizador com controle remoto pode ser uma baita conveniência.

Procure deixar no armário de fácil acesso roupas confortáveis, e condizentes com a estação do ano. Também recomendo ter uma variedade de camisas (e pijamas) com abertura na frente, para facilitar na amamentação. Tenha sempre uma garrafinha de água por perto e deixe alguns snacks saudáveis na cozinha.

Por fim, uma coisa que facilita MUITO a vida, considerando que você não terá tempo disponível para arrumar a casa, é deixar sua casa o mais FUNCIONAL possível. Se hoje você costuma deixar algumas roupas largadas em algum lugar, saiba que a tendência é essa pilha aumentar muito. Algumas coisas “bestas” como organizadores, ou ganchos para pendurar roupas podem ajudar MUITO. Saiba que tanto você quanto o bebê vão sujar muitas roupas, e não se deve esperar dias para limpar roupas com xixi ou com leite.

Confira se a máquina de lavar está funcionando adequadamente, dependendo do seu espaço você pode preferir uma lava e seca. Algumas pessoas podem querer investir numa lavadora de louças também. Tudo isso são escolhas e são pessoais. Mas saiba que naturalmente a casa ficará mais suja e bagunçada. Então tudo que você puder fazer ANTES para conseguir deixar mais organizado DEPOIS, você irá perceber como facilitou a vida. Claro que se você tiver uma pessoa para ajudar a limpar e organizar a casa, precisará se preocupar muito menos com isso. Mas nem todas a mães têm essa opção, e algumas até preferem não ter nesse primeiro momento.

Dito, isso, vamos agora para a relação de itens do enxoval para O BEBÊ. Listei aqui tudo que consegui lembrar que você PODE PRECISAR para o primeiro ano de vida do bebê.

1. Quarto do bebê

O quarto do bebê geralmente é a primeira preocupação das mamães em relação ao enxoval. E, realmente, é bastante coisa a se considerar. Mas será que todos os itens do enxoval são essenciais? Clique no ícone ‘+’ abaixo para ler mais sobre cada tópico:

1.1. Berço

[ds_layout_sc id="241693"]

1.2. Kits para Berço

[ds_layout_sc id=”241694″]

1.3. Cômoda

[ds_layout_sc id=”241704″]

1.4. Trocador de fraldas

[ds_layout_sc id=”241705″]

1.5. Lixeira

 [ds_layout_sc id=”241706″]

1.6. Poltrona de amamentação

[ds_layout_sc id=”241707″]

1.7. Almofada de amamentação

[ds_layout_sc id=”241708″]

1.8 Babá eletrônica

[ds_layout_sc id=”241709″]

1.9. Móbile de berço

[ds_layout_sc id=”241710″]

1.10. Aparelho com ruído branco

[ds_layout_sc id=”241711″]

1.11. Mosquiteiro

[ds_layout_sc id=”241712″]

1.12. Aquecedor ou climatizador de ambiente

[ds_layout_sc id=”241713″]

2. Fralda e outros itens de alto consumo

[ds_layout_sc id=”241714″]

3. Roupinhas do bebê

[ds_layout_sc id=”241723″]

4. Banho e Higiene

Veja aqui quais os itens que você pode precisar para a hora do banho do seu bebê:

4.1. Banheira

[ds_layout_sc id=”241715″]

4.2. Toalhas de banho

[ds_layout_sc id=”241716″]

4.3. Ofurô

[ds_layout_sc id=”241718″]

4.4 Termômetro de banheira

[ds_layout_sc id=”241719″]

4.5. Aspirador nasal

[ds_layout_sc id=”241720″]

5. Brinquedos

[ds_layout_sc id=”241725″]

6. Outros itens para o conforto do bebê

[ds_layout_sc id=”241724″]

7. Outros itens para o sono ou relaxamento do bebê

7.1. Moisés

[ds_layout_sc id=”241727″]

7.2 Cadeirinha de balanço

[ds_layout_sc id=”241730″]

7.3. Ninho

[ds_layout_sc id=”241731″]

8. Passeio

Veja abaixo os itens que poderão ser parte do seu passeio de carro ou a pé com o seu bebê:

8.1. Bebê conforto

 [ds_layout_sc id=”241732″]

8.2. Carrinho de bebê

[ds_layout_sc id=”241733″]

8.3. Espelho para o carro

[ds_layout_sc id=”241734″]

8.4. Canguru ou Sling

 [ds_layout_sc id=”241735″]

8.5. Bolsa maternidade

[ds_layout_sc id=”241744″]

9. Desenvolvimento motor

[ds_layout_sc id=”241736″]

10. Amamentação

[ds_layout_sc id=”241738″]

11. Alimentação

[ds_layout_sc id=”241737″]

12. Segurança

[ds_layout_sc id=”241739″]

O que as mães falam sobre o enxoval

“Ganhamos muitas roupas de segunda mão, no tenho problema algum com isso. Foi uma bênção enorme. Abra seu coração para aceitar, as roupas perdem muito rápido, daí você já doa para outras, sempre aparece alguém que precisa. Não compre muitos macacões com pés, são lindos, mas os primeiros a se perder. Não precisa de tantas luvas e toucas, uma de cada é mais que suficiente. Calças com pés são excelentes, poupa de colocar meias. Para mim essencial foi a banheira com trocador. Se pretende amamentar, uma bomba extratora é ótima para fazer ordenhar de alívio, pois os seios tendem a encher muito. Dos itens que eu tenho, não identifiquei algum que não usei. Mas eu acho que aqueles kits de higiene não atendem tão bem a necessidade diária. “

Natália, mãe da Lorena

 

“Não façam estoque de fraldas porque acaba perdendo… Meu bebê ganhou bastante RN mas ele nasceu grande e quase não usou. Adquiram roupas sem pés pois perde logo. Dificilmente ele aceitará o berço então não gaste tanto dinheiro nesse item.”

Cris, mãe do Breno

 

“O enxoval é uma coisa que tem muitos exageros, porque os bebês perdem roupas muito rapidamente. Por outro lado, também acabam sujando depois do leite ou com cocô. Mas em geral a dica é comprar bastante toalhinha, fralda de pano e toalhas. Roupinhas básicas pro dia a dia, fáceis de tirar por baixo, com botões e folga no pescoço.”

Anônimo

 

“Dica , comprar somente o necessário, nada de absurdo, pois perde muito rápido”

K.C.

 

“Comprei coisas desnecessárias.”

Anônimo

 

“Não comprar roupas em excesso e nem roupas com muitos detalhes. Opte por roupas simples e confortáveis. Para os bebês meninos não compre bodys com gola….é horrível.”

Anônimo

 

“Enxoval , realmente somente o básico, quando somos mãe pela 1ª vez  queremos comprar o mundo….. e….. gastos desnecessários.
Essencial –  fraldas (do tamanho exato do bebê), remedinhos indicados pelo pediatra. Poucas roupas,  kit banho e kit higiene.”

Mamãe e vovó Marcia. (Mãe de Adriana e Eduardo ) vovó de  Anthony.

 

“Quase deixei de comprar a poltrona de amamentação e hoje é um dos itens que mais me ajudam, uso para descansar, para passar um tempo com ela, para fazê-la dormir… É uma das coisas que eu mais sinto falta quando estou viajando.”

Mariana, mãe da Luísa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

troca de fraldas compra

"Nunca conheceremos a nossa verdadeira força até o momento que nos tornamos mães"

Autor desconhecido

SOBRE NÓS

SOBRE NÓS

Eu Sou Mãe surgiu com a idéia de ser uma fonte de apoio e compartilhamento para as mães pelo mundo. Para as mães que passam ou passaram por momentos difíceis, se sentem sozinhas ou inseguras na sua dificuldade, esse é momento de se sentir acolhida. Mais do que informar, queremos compartilhar a experiência de diferentes mães por aí. E você, mamãe, terá a oportunidade de compartilhar a sua experiência também, ajudando as outras mães. Nós acreditamos que o ato de AJUDAR e COMPARTILHAR nos faz mais FORTES.

GALERIA DE FOTOS